terça-feira, 22 de abril de 2014

Resenha - Cinder

Esse último mês fiquei morrendo de vontade de ler o primeiro volume da série "Crônicas Lunares", mas o dinheiro me faltou para comprar o livro, afinal, estou com um acumulado de livros para ler, mas e o tempo? E fora isso, quem disse que eu leio os que estão aqui antes de comprar mais?
Para controlar a compulsividade com livros, o que é difícil, decidi baixar para ler no celular, coisa que normalmente eu odeio, mas o livro me cativou de um tanto, que nem esse fato me impediu de ler.




A trama se passa em uma terra futurística, onde humanos se misturam com ciborgues e androides, e sofrem o medo de uma guerra com o reino dos Lunares, mas o que tem de tão cativante em uma ficção científica, como essa? Afinal, o que tem muito por ai são ficções e contos de fadas. Mas será que um conto de fada com uma mocinha ciborgue, apaixonada por um humano, é assim tão fácil de encontrar?
Pode ser que tenha outras histórias como essa, mas eu, e muitos blogueiros e leitores por ai, se apaixonaram pelo livro, porque pelas resenhas que vi antes de ler o livro, me deixou muito animada, afinal, eu sou fácil de ser conquistada por livros, então dou uma olhada pra ver se é aquela paixão infantil ou se a história conquistou outras pessoas.

O mais apaixonante em Cinder, é que por ser uma "releitura" de Cinderela, as duas não poderiam ser mais diferentes uma da outra. Lihn Cinder, é mecânica, sarcástica e independente, ela traz a vida uma princesa nada feminina, sem delicadeza e frescuras, defendendo a força e garra das mulheres.
Outra coisa diferente e fascinante, é que não se passa em locais como os livros de sempre, a autora traz a cultura chinesa pro livro, nada de príncipes loiros dos olhos azuis, ou branquinhos e musculosos, e sim um jovem príncipe, Kai, descendente do imperador de Nova Pequim, então imaginar um par românticos, de olhos puxados, foi mágico.

O desfecho, como em todos os contos de fadas escritos até hoje, é previsível, mas não deixa de ser cativante, e fazer você roer as unhas de ansiedade para a sequência: Scarlet, uma releitura de Chapeuzinho Vermelho.

Pra mim, Cinder é um dos melhores livros que li, cativante por envolver vários mundos, histórias, e eu não vejo a hora de ver as outras sequências, Cress, releitura de Rapunzel e Winter, baseado em Branca de Neve.

Nota:







Nenhum comentário: